A caminho da regularização fundiária

Equipe do Iterj visita comunidades de Balneário Globo, Guarda e Morro da Faxina para iniciar processo de regularização dos terrenos.

Por: Renato Reis/Foto: Divulgação

Passo inicial para que se obter o título de propriedade de um imóvel, o sonho da regularização fundiária ficou mais próximo das comunidades de Balneário Globo, Guarda e Morro da Faxina, em Sepetiba. É que o vereador Willian Coelho visitou esses locais acompanhado de técnicos do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), com o objetivo de iniciar o mapeamento das áreas, como ponto de partida para a regularização, que vai permitir aos moradores obterem a garantia de seus títulos de propriedade.

Vinculado à Secretaria Estadual de Habitação, o Iterj tem como atribuição permitir a posseiros, sem teto e sem terra o acesso à moradia, a partir da regularização fundiária das áreas que eventualmente ocupem. Como órgão técnico, o Iterj executa a política fundiária do estado, promovendo, ordenando e priorizando os assentamentos urbanos e rurais, em terras públicas e privadas. A atuação do Iterj em Sepetiba foi fruto de uma gestão do vereador Willian Coelho junto ao deputado Rafael Picciani.
Segundo o vereador, a partir de agora serão iniciados os esforços para que efetivamente os moradores dessas comunidades obtenham seus títulos de propriedade. No mesmo dia da visita às comunidades, a comitiva também se reuniu com o comandante da Base Aérea de Santa Cruz para tratar da cessão da área da comunidade da Guarda, que pertence à União. Satisfeito com o resultado da reunião, Willian Coelho disse que a Aeronáutica já sinalizou a disposição de doar a terra para o Governo do Estado, abrindo caminho para a regularização.

Quando essa fase do processo estiver concluída é feito o mapeamento, o cadastro socioeconômico das famílias e a topografia da região. Na etapa seguinte, as plantas serão encaminhadas à prefeitura para que sejam aprovadas. Concluída essa fase, é feito o parcelamento dos lotes e, posteriormente, o registro dos imóveis no cartório.

POSSE NA BRISA – O vereador Willian Coelho compareceu ao café da manhã que marcou a posse do presidente da Associação de Moradores de Bela Brisa, José Farias de Araújo, o Zé Moreno, ocasião em que conversou com os moradores sobre os projetos que estão sendo direcionados para a região. Ele aproveitou para esclarecer sobre a competência dos vereadores e o trabalho da Câmara Municipal do Rio. “O Zé Moreno passa uma grande confiabilidade para os moradores. Não foi por acaso que ele teve uma expressiva votação”, comentou o vereador, em entrevista à Sepetiba News.

Compartilhe

Comente